Quero Trabalhar !

oooi meninas,

é com muita felicidade que venho a dizer a vocês que depois de um mês desempregada e 2 entrevistas desastrosas depois, consegui um emprego! Ai que felicidade estou! Eu só tenho a agradecer a todos que me apoiaram nesta época tão conturbada!Este será meu primeiro emprego de carteira assinada! Vou trabalhar na Paulista..e ainda é de segunda a sexta! demais!

Por isso, eu vim aqui pra compartilhar dicas e como consegui entrevistas e afins. Afinal, aposto que muitas leitoras do nosso blog, desejam uma carreira profissional ou então uma chance no mercado de trabalho.

DICA 1 – Faça um curriculum.

Pra quem nunca ouviu falar, ‘curriculum’ ou ‘currículo’ é nada menos que uma folha onde diz o que a empresa precisa saber de você. Se você procurar no próprio ‘google’ encontrará vários modelos, no ‘word 2007’ também tem modelos. O meu quem me ajudou foi meu primo que é formado em RH. Resumindo, é importante sempre ter: nome completo, idade, endereço, nacionalidade, telefones e e-mail, objetivo, formação acadêmica (se terminou ensino médio,faculdade,técnico,pós), experiencias profissionais (se você nunca trabalhou, não precisa dessa parte), cursos extras (inglês,espanhol,informática). Se tiver dúvidas, pergunte à alguém experiente no assunto!

DICA 2 – Entregue o curriculum.

Você acha que o curriculum vai chegar como no lugar que pretende trabalhar? Por isso, mande e-mail com seu curriculum ou apareça na loja para entregar, não fique tímida, afinal o trabalho nos ensina diversas coisas, e timidez não é uma delas! Se tiver algum amigo na empresa, peça para entregar também, indicações são sempre bem-vindas!

DICA 3 – Faça inscrição em sites de empregos.

Eu, particularmente, conheço 2 sites confiáveis. A ‘Catho’ onde você paga para deixar seu curriculum à mostra. E a ‘InfoJobs.com.br’ que você não paga. Eu me cadastrei na InfoJobs e consegui diversas entrevistas, até que em uma delas fui chamada. São super simples de fazer o cadastro, porque é como você estivesse escrevendo seu curriculum, por isso é só responder as perguntas.

DICA 4 – E se for 1º emprego?

Bom, perante o Governo Brasileiro, maiores de 16 anos podem ter sua carteira de trabalho, por isso, desde os 16 você já pode ser registrado. Quando se é 1º emprego, geralmente são trabalhos como balconista, atendente, telemarketing, recepcionista, etc. Nunca você vai começar sendo gerente logo no 1º emprego, isso faz você ter força de vontade para crescer na empresa. Não se preocupe, todos tem chances de crescer na empresa. Vale lembrar que NÃO pode ficar 1 mês trabalhando, ai cansa e larga…você pode sujar sua carteira e não fica legal para seu próximo emprego

DICA 5 – Turnos e Escalas.

Verifique suas disponibilidades de horários pois vão querer saber, se você pode trabalhar de manhã, tarde ou noite. E outra dica importante, se você procura um emprego de Segunda à Sexta, as empresas dirão ‘escala 5×2’ (o ‘x’ lê-se ‘por’, ou seja 5 por 2) Isto é, você trabalhará 5 dias e folgara 2 dias, que geralmente se refere ao sabado e domingo. Se a escala for ‘6×1’ você trabalhará 6 dias e folgará 1, nem sempre é no domingo que você folga, pode ser também de semana, por isso é bom saber e perguntar antes.

DICA 6 – Onde faço minha carteira de trabalho?

Eu fiz a minha no PoupaTempo de São Bernado do Campo/SP, ele sai na hora, só tem que levar RG , uma foto 3×4 recente e ser maior de 16 anos.

DICA 7 – O que tem em uma entrevista?

Dependendo do cargo, podem ter provas, dinâmicas ou questionários, isso varia de empresa pra empresa. Mas o importante é você se preparar para a entrevista cara-a-cara, geralmente feito com  supervisor, ou gerente ou o selecionador. Se prepare para perguntas do tipo ‘Porque você quer este emprego?’, ‘Porque acha que se daria bem aqui na empresa se nunca trabalhou antes?’, ‘Qual seus defeitos?’, ‘Qual suas qualidades?’, ‘Se pudesse ser um animal, qual seria?’ (este do animal nunca responda gato ou cachorro, é muito típico!).

Dica 8 – Beleza.

Sempre que for em uma entrevista, nunca vá de saia, vestido, decotes,etc. Geralmente para uma entrevista é bom ir o mais social possível e sem muitas cores escuras, procure uma camisa branca, calça jeans ou social preta, melissa ou sapato social (nunca salto, mas botas sem salto valem!). A make também deve ser discreta, não vá com os olhos pretos cheios de rimel, delineador, sombra, glitter,gloss,blush e etc. Use cores claras e harmoniosas!

Dica 9 – Desligue ou abaixe o som do celular.

É torturante você falar e ser interrompido por músicas ou sons do celular, fora que passa uma imagem ruim pra quem está te contratando. Por isso se acalme e não fique vendo as horas toda hora, evite até deixar o celular em cima da sua mesa ou sob seu olhar, deixe na sua bolsa quietinho, e depois que conseguir mande uma sms pra mams ‘mãe consegui :)’.

Dica 10 – Ainda estão me ligando.

Ok, você conseguiu o emprego perfeito, mas estão te ligando e oferecendo entrevistas e empregos, não se abale, fale a verdade e diga que você já conseguiu um emprego mas que agradece pela ligação, simples assim.  E se você não conseguiu mas não quer o trabalho, diga que não se interessa pela vaga.

 

Espero que eu tenha ajudado ou encorajado vocês, porque hoje em dia, tudo o que precisamos custa dinheiro, e no trabalho, temos uma troca de experiências, dinheiros e amizades, porque ‘o trabalho dignifica o homem’ certo?

Beijos da loira,

Thais Claudino

Um comentário sobre “Quero Trabalhar !

Deixe um comentário

